Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1920 -1967 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Textual: metragem linear 5 m (corresponde a 857 itens)
Iconografia: 2.978 fotografias, 01 gravura, 791 desenhos, 469 impressos, 11 aquarelas, 836 cartões postais
01 álbum de recorte de jornais, 02 pastas de recortes de periódicos, 02 recortes de jornais
Zona do contexto
Nome do produtor
Biografia
Sofia Jobim Magno de Carvalho, nasceu em Avaré – SP em 19/09/1904, filha do ilustre magistrado Dr. Francisco Antenor Jobim e de sua esposa Quita Pinheiro Machado. Ali fez seus estudos primários no Colégio das Freiras Marcelinas, tirando a seguir um curso de professora secundária, na Escola Normal. Continuando os estudos de aperfeiçoamento pedagógico dedicou-se a Psicologia Experimental, com ênfase na Psicologia do Adolescente. Fundou o Liceu Império, escola de artes femininas, desenvolvendo na mulher a noção de sua capacidade realizadora, ministrando conhecimentos de artes comerciais. Foi professora de História na Escola Normal de Santos Dumont, Palmira, em Minas Gerais. Mais tarde, no Instituto Orsina da Fonseca no Rio de Janeiro e no Seminário de Arte Dramática do Teatro do Estudante. Exerceu, ainda, a função de professora do Conservatório Nacional de Teatro do Ministério da Educação, regendo ali a cadeira de Usos e Costumes. Durante 22 anos foi diretora do Liceu Império, a maior e mais conceituada Escola Profissional no Rio de Janeiro. A partir de 1949, passa a reger a disciplina de Indumentária Histórica na ENBA – Escola Nacional de Belas Artes, onde em 19/04/1956, segundo a Portaria 148 passou a exercer a função de Professora Regente, ref. 27, aprovado pelo Decreto nº 35.141 de 04/03/1954. Dotada de espírito associativo, quando se pensou fundar no Rio de Janeiro o Clube Soroptimista, por iniciativa de Berta Lutz, foi a casa de Sofia a escolhida para que ali se fundasse aquela instituição. Casou-se em 19/09/1927 com o engenheiro Waldemar Magno de Carvalho, com o qual não teve filhos. Morreu de embolia pulmonar no dia 02/07/1968. Chamava-se Maria Sofia Pinheiro Machado Jobim, nome de solteira. Assinava SOPHIA, com ph, nome artístico.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A titular deixou em testamento a doação de todo seu acervo para o Museu Histórico Nacional, mas não temos cópia desse testamento. Os documentos chegaram ao MHN junto com acervo bibliográfico e museológico da titular em 25 de novembro de 1968, Processo 1/68, e foram formadas as coleções nos seus devidos setores a partir da década de 80. Na relação de documentos doados não consta os documentos que foram encaminhados para o Arquivo Histórico, constam apenas o acervo museológico e bibliográfico. Coleção tombada pelo IPHAN com 1.125 documentos ( Processo de tombamento nº1392-T-1997).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Danton Jobim - processo 01/68
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Correspondência pessoal, apostilas, cadernos de anotações e outros documentos pessoais textuais e iconográficos.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
7 séries: Material didático, Artística, Museu da indumentária, Clube Soroptimista , Culinária, Corte e costura,Viagens e Documentos pessoais.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Com restrição. Necessidade de prévio aviso.
Condiçoes de reprodução
Resolução Normativa IBRAM nº 15/2022.
Idioma do material
- francês
- inglês
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário
Instrumento de pesquisa transferido
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Estado de Conservação: Regular
Nota
Em novembro de 2019, o pesquisador Madson Oliveira identificou no acervo da Sophia, notação SMet131, a informação de que ela adquiriu itens da coleção em dois leilões. Os catálogos desses leilões estão disponíveis na Biblioteca do MHN: Embaixador Frederico de Castelo Branco Clark – 1957 e Museu Histórico “Simoens da Silva” – 1957.
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
- Sophia Jobim (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Organizada de 1984 a 1986. Revisada em 2011 e 2015. Atualizada em 2016.
Línguas e escritas
Fontes
Nota do arquivista
Organizada em Maryland Leal Paiva. Revisada a série SMav (duzentos e quarenta e um) itens que não estavam descritos, feito por Daniel Victor Almeida da Silva (estagiário) sob supervisão de Daniella Gomes dos Santos em 2011. Acréscimo de 52 (cinquenta e dois) itens (SMi165 a SMi216) que não estavam descritos, feito por Lucas M. Levitan, estagiário, em agosto de 2015. 286 cardápios da série viagens (SMv) foram relacionados por Lucas M. Levitan, estagiário.
objeto digital metadados
Nome do arquivo
SM_-_SMr26.3.jpg
Latitude
Longitude
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg