Coleção SM - Sofia Jobim Magno de Carvalho

Chuva Fama Paz Paz Paz Nações Unidas Pátria Brasileira Amazonas Ceará Distrito Federal [Rio de Janeiro] Espírito Santo Maranhão Mato Grosso Minas Gerais Pará Pernambuco Rio Grande do Norte Santa Catarina São Paulo Sergipe Alemanha, Coburg Baviera Brasil Brasil Brasil, Bahia Brasil, Rio Grande do Sul Brasil, Rio Grande do Sul Popular do Brasil Índia Índia Índia Japão Japão Oriente Asiático Oriente Portugal, Minhota Portugal, Minhota Portugal Portugal Portugal, Ribatejo Portugal, Ribatejo
Open original objeto digital

Código de referência

BR RJMHN SM

Sofia Jobim Magno de Carvalho

Data(s)

• 1920 -1967 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Textual: metragem linear 5 m (corresponde a 857 itens)
Iconografia: 2.978 fotografias, 01 gravura, 791 desenhos, 469 impressos, 11 aquarelas, 836 cartões postais
01 álbum de recorte de jornais, 02 pastas de recortes de periódicos, 02 recortes de jornais

Zona do contexto

Nome do produtor

(1904-1968)

Biografia

Sofia Jobim Magno de Carvalho, nasceu em Avaré – SP em 19/09/1904, filha do ilustre magistrado Dr. Francisco Antenor Jobim e de sua esposa Quita Pinheiro Machado. Ali fez seus estudos primários no Colégio das Freiras Marcelinas, tirando a seguir um curso de professora secundária, na Escola Normal. Continuando os estudos de aperfeiçoamento pedagógico dedicou-se a Psicologia Experimental, com ênfase na Psicologia do Adolescente. Fundou o Liceu Império, escola de artes femininas, desenvolvendo na mulher a noção de sua capacidade realizadora, ministrando conhecimentos de artes comerciais. Foi professora de História na Escola Normal de Santos Dumont, Palmira, em Minas Gerais. Mais tarde, no Instituto Orsina da Fonseca no Rio de Janeiro e no Seminário de Arte Dramática do Teatro do Estudante. Exerceu, ainda, a função de professora do Conservatório Nacional de Teatro do Ministério da Educação, regendo ali a cadeira de Usos e Costumes. Durante 22 anos foi diretora do Liceu Império, a maior e mais conceituada Escola Profissional no Rio de Janeiro. A partir de 1949, passa a reger a disciplina de Indumentária Histórica na ENBA – Escola Nacional de Belas Artes, onde em 19/04/1956, segundo a Portaria 148 passou a exercer a função de Professora Regente, ref. 27, aprovado pelo Decreto nº 35.141 de 04/03/1954. Dotada de espírito associativo, quando se pensou fundar no Rio de Janeiro o Clube Soroptimista, por iniciativa de Berta Lutz, foi a casa de Sofia a escolhida para que ali se fundasse aquela instituição. Casou-se em 19/09/1927 com o engenheiro Waldemar Magno de Carvalho, com o qual não teve filhos. Morreu de embolia pulmonar no dia 02/07/1968. Chamava-se Maria Sofia Pinheiro Machado Jobim, nome de solteira. Assinava SOPHIA, com ph, nome artístico.

Entidade custodiadora

História do arquivo

A titular deixou em testamento a doação de todo seu acervo para o Museu Histórico Nacional, mas não temos cópia desse testamento. Os documentos chegaram ao MHN junto com acervo bibliográfico e museológico da titular em 25 de novembro de 1968, Processo 1/68, e foram formadas as coleções nos seus devidos setores a partir da década de 80. Na relação de documentos doados não consta os documentos que foram encaminhados para o Arquivo Histórico, constam apenas o acervo museológico e bibliográfico. Coleção tombada pelo IPHAN com 1.125 documentos ( Processo de tombamento nº1392-T-1997).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Danton Jobim - processo 01/68

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Correspondência pessoal, apostilas, cadernos de anotações e outros documentos pessoais textuais e iconográficos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

7 séries: Material didático, Artística, Museu da indumentária, Clube Soroptimista , Culinária, Corte e costura,Viagens e Documentos pessoais.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Com restrição. Necessidade de prévio aviso.

Condiçoes de reprodução

Resolução Normativa IBRAM nº 15/2022.

Idioma do material

• francês
  • inglês
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário

Instrumento de pesquisa transferido

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Estado de Conservação: Regular

Nota

Em novembro de 2019, o pesquisador Madson Oliveira identificou no acervo da Sophia, notação SMet131, a informação de que ela adquiriu itens da coleção em dois leilões. Os catálogos desses leilões estão disponíveis na Biblioteca do MHN: Embaixador Frederico de Castelo Branco Clark – 1957 e Museu Histórico “Simoens da Silva” – 1957.

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Preliminar

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Organizada de 1984 a 1986. Revisada em 2011 e 2015. Atualizada em 2016.

Nota do arquivista

Organizada em Maryland Leal Paiva. Revisada a série SMav (duzentos e quarenta e um) itens que não estavam descritos, feito por Daniel Victor Almeida da Silva (estagiário) sob supervisão de Daniella Gomes dos Santos em 2011. Acréscimo de 52 (cinquenta e dois) itens (SMi165 a SMi216) que não estavam descritos, feito por Lucas M. Levitan, estagiário, em agosto de 2015. 286 cardápios da série viagens (SMv) foram relacionados por Lucas M. Levitan, estagiário.

objeto digital (Master) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação