Bem vindo(a)

Estão reunidos nessa base de dados documentos pessoais, grande parte deles, dos gêneros textuais, iconográficos, musicais e cartográficos que estão sob a guarda do Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional - MHN. O sistema utilizado é o AtoM, desenvolvido com suporte do Conselho Internacional de Arquivos, e customizado pela Casa de Oswaldo Cruz de acordo com normas nacionais e internacionais de descrição arquivística.
O Arquivo Histórico do MHN dispõe de um acervo de aproximadamente 62 mil documentos descritos. O acervo do Arquivo Histórico - AH é uma rica fonte de pesquisa, aberta ao público diariamente e é extremamente consultado. Grande parte dos documentos pesquisados é utilizada para elaboração de livros, dissertações, teses, iniciação científica, exposições, atividades educativas, dentre outras. O acervo iconográfico, desenhos, gravuras, aquarelas e fotografias, reúne trabalho de importantes artistas como Rugendas, Debret, Norfini, Reis Carvalho, Augusto Malta, Christiano Junior, Juan Gutierrez, Ferdinand Denis, Boulanger e Palliére, retratando cidades, paisagens brasileiras e fatos marcantes da nossa história ao longo dos séculos XIX e XX.

A consulta local ao acervo do AH está temporariamente suspensa em função da Covid-19, realizando-se atendimento à distância. Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento: mhn.arquivo.historico@museus.gov.br .