Bem vindo(a)

O acervo do Arquivo Histórico do MHN é composto por 177 coleções que, somadas, perfazem um total de pouco mais de 62 mil documentos. Destas coleções, 170 encontram-se descritas, inventariadas e disponíveis para consulta mediante agendamento. Nesta base de dados, reunimos as informações sobre estas coleções já processadas, assim como os instrumentos de pesquisa de cada uma delas.

O acervo do Arquivo Histórico é formado, em sua maioria, por documentos pessoais, sobretudo dos gêneros textuais, iconográficos, musicais e cartográficos. Destacam-se em nossas coleções os acervos iconográficos de artistas como Rugendas, Debret, Norfini, Reis Carvalho, Augusto Malta, Christiano Junior, Juan Gutierrez, Ferdinand Denis, Boulanger e Palliére - que retrataram cidades, paisagens brasileiras e fatos marcantes da nossa história ao longo dos séculos XIX e XX. Os documentos consultados, por sua vez, são frequentemente utilizados na elaboração de trabalhos acadêmicos, publicações e produções audiovisuais.

Para mais informações sobre agendamentos e procedimentos de pesquisa no acervo do Arquivo Histórico, favor entrar em contato através do e-mail: mhn.arquivo.historico@museus.gov.br .

Em relação às regras que orientam os Licenciamentos de Uso de Imagem do Acervo, o MHN segue os procedimentos estipulados pela Resolução Normativa nº 15/2022 que regulamenta a captação, utilização e disponibilização de arquivos digitais iconográficos, textuais, audiovisuais e sonoros dos bens culturais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A resolução pode ser consultada através do link:

https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=16/03/2022&jornal=515&pagina=138