Bem vindo(a)

Estão reunidos nessa base de dados documentos pessoais, grande parte deles, dos gêneros textuais, iconográficos, musicais e cartográficos que estão sob a guarda do Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional - MHN. O sistema utilizado é o AtoM, desenvolvido com suporte do Conselho Internacional de Arquivos, e customizado pela Casa de Oswaldo Cruz de acordo com normas nacionais e internacionais de descrição arquivística.
O Arquivo Histórico do MHN dispõe de um acervo de aproximadamente 62 mil documentos descritos. O acervo do Arquivo Histórico - AH é uma rica fonte de pesquisa, aberta ao público diariamente e é extremamente consultado. Grande parte dos documentos pesquisados é utilizada para elaboração de livros, dissertações, teses, iniciação científica, exposições, atividades educativas, dentre outras. O acervo iconográfico, desenhos, gravuras, aquarelas e fotografias, reúne trabalho de importantes artistas como Rugendas, Debret, Norfini, Reis Carvalho, Augusto Malta, Christiano Junior, Juan Gutierrez, Ferdinand Denis, Boulanger e Palliére, retratando cidades, paisagens brasileiras e fatos marcantes da nossa história ao longo dos séculos XIX e XX.

Para informações sobre pesquisa no acervo do Arquivo Histórico, entre em contato através do e-mail: mhn.arquivo.historico@museus.gov.br .

Uso de Imagem do Acervo
Resolução Normativa n.º 15, de 14 de março de 2022
Regulamenta a captação, utilização e disponibilização de arquivos digitais iconográficos, textuais, audiovisuais e sonoros dos bens culturais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=16/03/2022&jornal=515&pagina=138

MHN 100 ANOS (1922-2022)