Coleção RC - José dos Reis Carvalho

Na. Srª. da Conceição do Outeiro da praia na Capital do Ceará.  Aqui pregava o Padre Agostinho su... Missões do Padre Agostinho, junto à Igreja de “Na. Srª. da Conceição do Outeiro da praia, capital... Paiol da Pólvora. Ao fundo o morro do Croata Na. Srª. do Ó. Na vila de Cascavel Matriz na cidade do Aracati Casa da Câmara e Cadeia na cidade de Aracati. A cidade dista do mar 05 léguas, 30 da capital e 50... Moinho de vento nos arrebaldes do Aracati. Todo fabricado de Carnaúba Na. Srª. do Rosário, na cidade do Aracati Na. Srª. dos Prazeres, na cidade do Aracati Matriz na cidade do Aracati Igreja do Bonfim, no Aracati Serra do Arerê, à margem do Jaguaribe, légua e meia da idade do Aracati, tem uma profunda caverna Entrada da caverna da Serrado Arerê Estação de carros no sertão Pedras Russas Pedras Russas Pesca das Piranhas em Russas Igreja-Matriz na cidade de Russas, sua invocação é Na. Srª. do Rosário, dista do Aracati 10 légua... Tabuleiro d’Areia – Povoação no termo da cidade de São Bernardo; esta capela é filial à matriz da... Jaguaribe-mirim. Povoação; esta capela pertence à freguesia do Riacho do Sangue; sua invocação, N... Vila e freguesia do Pereiro, em cima da serra deste nome; sua invocação, SS. Cosme e Damião; dist... Lugar chamado Fortaleza do Sobral Barriga. Serra pedregosa a leste de Sobral Cerca de caiçara ou mourão. Curral feito de carnaúba Cerca de mourão furado. Cerca de pau a pique. Cerca de talo em pé. Cerca de caiçara Sem referência. [Vista da igreja] Sem referência. [Casa com telhado de sapê] Sem referência. [Casa de vegetação] Sem referência [uma pedra] Sem referência [mulheres sentadas e homem deitado na rede] Sem referência [cabeça de índio Xocó?] Sem referência [casa de pau a pique]
Open original objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR RJMHN RC

José dos Reis Carvalho

Data(s)

• 1859- 1861 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Iconografia: 17 desenhos, 15 aquarelas

Zona do contexto

Nome do produtor

(ca 1798/1800 - ca 1892?)

Biografia

José dos Reis Carvalho (Ceará, ca. 1798/1800 - Rio de Janeiro?, ca. 1892?) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro. Em 1824, ingressou na primeira turma do curso de pintura da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), onde foi aluno de Jean-Baptiste Debret. Foi também desenhista, cenógrafo e professor de desenho da Escola Imperial de Marinha, no Rio de Janeiro. Acompanhou a Comissão Científica de Exploração, alcunhada "Comissão das Borboletas", responsável por documentar os aspectos etnográficos, zoológicos e botânicos do sertão brasileiro, sobretudo em sua terra-natal, a então província do Ceará. Reis Carvalho integrou as duas primeiras exposições de alunos e professores da AIBA, em 1829 e 1830. Entre 1843 e 1872, participou de seis edições das Exposições Gerais de Belas Artes, sendo agraciado com a medalha de ouro em duas oportunidades. Em 1848, foi consagrado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Não foram localizados os registros de entrada de todos os documentos do MHN e essa Coleção é um desses casos. Optou-se formar coleção com esses documentos para que eles não ficassem desmembrados, tendo como base um titular. Coleção toda tombada pelo IPHAN (processo de tombamento nº1392-T-1997).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Trabalhos artísticos do pintor e desenhista, tendo paisagens brasileiras como tema.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Inventário

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Com restrição. Necessidade de prévio aviso.

Condiçoes de reprodução

Resolução Normativa IBRAM nº 15/2022.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário

Instrumento de pesquisa transferido

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Estado de Conservação: Regular

Nota

Coleção foi digitalizada, maio/2018, pelo Museu de Arte do Rio em contra-partida ao empréstimo de alguns itens do acervo do MHN, para serem utilizados na exposição "O Rio do Samba - Resistência e Reinvenção". Disponível no site da DocPro http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MHN .

Nota

12 itens (RC01, 09, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 22, 23, 31 e 32) emprestados para a Pinacoteca de SP no período de set/18 a janeiro/19.

Nota

Exposição disponibilizada dia 17/05/2021, Semana Nacional de Museus, na plataforma Google Arts&Culture sobre a Comissão Científica Exploratória, em que José dos Reis Carvalho participou: https://artsandculture.google.com/exhibit/reis-carvalho-%E2%80%93-um-pintor-na-comiss%C3%A3o-cient%C3%ADfica-de-1859/ewKi1mZ8IhP0KA

Nota

Na publicação “Comissão Científica do Império 1859-1861”, organizada por Lorelai Kuri, consta que Reis Carvalho era natural de Niterói – RJ, mas em vários sites pesquisados é mencionado que ele era cearense. Optamos por não indicar a naturalidade dele neste inventário.

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

Organizado em 1983. Nova formatação do inventário em 2011.

Línguas e escritas

Fontes

Nota do arquivista

Organizada por Helena Dodd Ferrez e Maryland Leal Paiva. Nova formatação do inventário por Rachel Jaccoud Ribeiro Amaro.

objeto digital (Master) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação