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Baviera

corpete justo amarrado, mangas na altura da articulação, saia plissada. Sapatos fechados. Lenço na cabeça.

Portugal

esboço inacabado de indumentária feminina, com detalhes de sapatos e emblema, provavelmente da região de Minhota.

Brasil, Bahia

indumentária de baiana com tabuleiro sobre a cabeça, provavelmente vendedora ambulante.

Índia

blusa de mangas curtas, saia transpassada entre as pernas. Transversal ao busto, véu que cobre os cabelos. Objetos de adorno acompanham o traje.

Portugal, Minhota

blusa trabalhada com rendas sob corpete. Coz alto, justo à cintura, saia rodada e avental. Sapatos fechados e espécie de lenço na cabeça.

Alemanha, Coburg

vestido com corpete justo, fechado na frente por fita transpassada, mangas bufantes curtas, saia plissada. Flores na mão direita.

Popular do Brasil

dois homens dançando. Blusas de mangas compridas, saias rodadas, meias de malha e pequenas botas. Na cabeça, chapéu ornado com três fitas. Em uma das mãos seguram uma vareta.

Índia

vestido com ombros nús, na altura dos tornozelos. Transversal ao busto, véu cobrindo ombro direito, amarrado na cintura. Descalça, cabelos com touca/torso. Objetos de adorno acompanham o traje.

Japão

indumentária feminina composta de quimono coral e dourado, trabalhado com motivos de pássaros e flores. Grande faixa, na cor preta, marca a cintura. Cabelos presos em estilo oriental. Leque nas mãos. Diversos detalhes ao redor do desenho.

Portugal

esboço inacabado de indumentária feminina de Minhota.

Portugal, Ribatejo

blusa branca com mangas bufantes, sob colete justo, vermelho. Calção azul até os joelhos, com larga faixa na cintura. Meias de malha e sapatos fechados, com esporas. Sobre os ombros um capote e, na cabeça, espécie de touca.

“Anais do Museu Histórico Nacional”. Vol. II.

“Anais do Museu Histórico Nacional”. Vol. II. Documentário Iconográfico de Cidade e Monumentos do Brasil. Aquarelas e desenhos de A. Norfini. Texto de Gustavo Barroso. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1953.

Resumo: publicação do Ministério da Educação, de 1953, composta de texto e imagens, a respeito de monumentos brasileiros.

Caderneta

Caderneta da Caixa Econômica Federal em nome de Alfredo Pereira.
Rio de Janeiro

Fama

modelo de vestido longo, tendo um ombro desnudo e o outro com manga comprida larga. Do ombro direito sai um véu transparente que se prende na cintura, ornado com ramagens, descendo ao longo do corpo. Na cabeça uma coroa de louros e na boca uma corneta.

Paz

modelo de vestido longo, justo ao corpo até a altura dos quadris, saia com leve franzido. Decote acentuado, mangas compridas justas sob uma outra menor, tipo “japonesa”. Capa longa com capuz, de “pois”. Dos quadris pende um cinto jóia. Nas mãos um ramo de louro e uma pomba.

Pará

modelo de traje indígena, duas peças, ornado com desenhos geométricos e penas. Cocar na cabeça. Usa braceletes, colares e brincos. Segura nas mãos arco e flecha.

São Paulo

modelo de casaquinho com dragonas de pele de onça nas mangas. Calças bufantes na altura dos joelhos, com barra em babados. Botas pretas de cano alto. Capa sobre os ombros e, na cabeça, chapéu de abas largas com plumagens. Espada presa ao corpo por cinto transversal

Sergipe

modelo de vestido com duas peças, composto de casaquinho e saia longa. Mangas curtas com acabamento em rendas reviradas. Gola quadrada, toda em rendas, bem como o toucado na cabeça. No braço direito uma almofada com trabalho em renda e pequenas borlas.

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