Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1917-1953 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
iconografia: 100 desenhos, 56 aquarelas, negativo flexível 88, 01 fotografia
Metragem linear 0,025 (aproximadamente) corresponde a 3 itens.
Zona do contexto
Nome do produtor
Biografia
Alfredo Norfini (Florença, Itália 1867 - Rio de Janeiro RJ 1944). Desenhista, aquarelista, pintor e professor. Filho do pintor Luigi Norfini, cursa a Real Academia de Belas Artes de Lucca, Itália. Participa da Grande Exposição de Artistas Internacionais em Nice, França, em 1892. No ano seguinte, viaja para Buenos Aires, lá permanecendo até 1898, quando vem para o Brasil e fixa residência em Campinas, interior de São Paulo. Nesta cidade funda um curso de pintura com Angelo Bretoni e Agnelo Correia, e organiza a 1ª Exposição de Artes e Artes Aplicadas às Indústrias, em 1900. Mora um breve período, entre 1908 e 1911, no Rio de Janeiro, onde trabalha na revista Renasçenca. Neste mesmo ano, transfere-se para São Paulo, a convite de Ramos de Azevedo e é nomeado professor do Liceu de Artes e Ofícios, também colabora em jornais e revistas, inclusive a Antártica Ilustrada, da qual é fundador.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Essa documentação, predominantemente relativa a Minas Gerais, foi adquirida pelo Museu Histórico na década de 1930, ao tempo em que a Inspetoria dos Monumentos Nacionais era um anexo desta repartição. Coleção tombada pelo IPHAN com 158 documentos (processo de tombamento nº1392-T-1997).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Alfredo Norfini - Processo 14/34 e 03/51
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Compreende arquitetura religiosa e civil, mobiliário e prataria. Figurou na Exposição do Centenário da Fundação e Restauração de Portugal (Lisboa, 1940) e inclui também monumentos já desaparecidos, como o solar Megaípe em Pernambuco e a Sé da Bahia. Um caderno pessoal contendo informações sobre uma viagem do pintor à Minas Gerais e sua percepção da arte local, bem como vários exemplares de seus trabalhos.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Duas séries: “Documentos Textuais” e “Iconografia”
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Restrito. Necessidade de prévio aviso.
Condiçoes de reprodução
Mediante autorização da direção, segundo Resolução Normativa do IBRAM n. 15/2022.
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário
Instrumento de pesquisa transferido
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Estado de Conservação: Regular
Nota
As peças NF01, 02, 07, 10, 13, 20, 25, 27, 30, 37, 43, 50, 52, 54, 55, 72, 87, 89, 99, 100, 106, 107, 121, 122, 128, 129, 150 e 153 foram emprestadas ao Instituto Pedra, para serem utilizadas na exposição "A Construção do Patrimônio" no período de 25/10 a 22/12/17, a ser realizada na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.
Nota
Coleção foi digitalizada, maio/2018, pelo Museu de Arte do Rio em contra-partida ao empréstimo de alguns itens do acervo do MHN, para serem utilizados na exposição "O Rio do Samba - Resistência e Reinvenção". Disponível no site da DocPro http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MHN .
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Abril de 1983.
Revisada em 2011.
Línguas e escritas
Fontes
Nota do arquivista
Organizada por Rosângela de Almeida Costa Bandeira e revisada por Rachel Jaccoud R. Amaro.
objeto digital metadados
Nome do arquivo
NF.jpg
Latitude
Longitude
Tipo
Imagem
formato
image/jpeg