Coleção PA - Pedro Americo de Figueiredo e Melo

Estudo para o quadro D. Catarina de Ataíde Estudo para o quadro D. Catarina de Ataíde Estudo para o quadro O Noviciado Estudo para o quadro A visão de Hamlet Estudo para uma medalha com as efígies de D. Pedro II e Princesa Isabel Decalque de uma gravura de Gianni, com as figuras de D. Pedro I e detalhe da sua espada e punho Estudo para o quadro Paz e Concórdia Estudo para o quadro Paz e Concórdia Estudo para o quadro Paz e Concórdia Estudo para o quadro Paz e Concórdia Estudo Estudo para a figura de Eva no quadro A Primeira Culpa
Open original objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR RJMHN PA

Título

Pedro Americo de Figueiredo e Melo

Data(s)

  • 1893 -1898 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Iconografia: 13 desenhos

Zona do contexto

Nome do produtor

(1843-1905)

Biografia

Pedro Américo de Figueiredo e Melo (Areia, PB 1843 – Florença, Itália 1905). Pintor, desenhista e professor. Filho de um violinista, começou a desenhar muito cedo. Antes de completar os dez anos de idade obteve permissão do pai para acompanhar, como desenhista, a missão científica do naturalista Louis Jacques Brunet, então de passagem pela pequena cidade de Areia; nessa missão viajou, durante vinte meses, por grande parte da província da Paraíba e ainda por Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Em seguida, ao fim do ano de 1854, transferiu-se para o Rio de Janeiro, matriculando-se logo no colégio Pedro II e, já em 1855, na Academia Imperial de Belas Artes. Sob o patrocínio do Imperador Pedro II, interessado no desenvolvimento de seus estudos, viajou para a França em 1859, passando a aperfeiçoar-se, até 1864, na Escola de Belas Artes de Paris e na Sorbonne; nesse período, teve como professores Ingres, Leon Cogniet e Horace Vernet.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Documentos comprados em 14 de maio de 1962 de Cardoso de Oliveira. Coleção toda tombada pelo IPHAN (processo de tombamento nº1392-T-1997).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Comprados de Cardoso de Oliveira - 1962

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Desenhos com estudos para quadros: D. Catarina de Ataíde, O Noviciado, A visão de Hamlet, A Primeira Culpa, Paz e Concórdia.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Ordem sequencial numérica

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Com restrição. Necessidade de prévio aviso.

Condiçoes de reprodução

Resolução Normativa IBRAM nº 15/2022.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário

Instrumento de pesquisa transferido

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Estado de Conservação: Bom

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

Organizada em 1983. Nova formatação do inventário em 2011.

Línguas e escritas

Fontes

Nota do arquivista

Organizada por Helena Dodd Ferrez. Nova formatação por Rachel Jaccoud R. Amaro.

objeto digital (Master) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados