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Vista das baterias, fortificações e armazéns de Humaitá

Vista das baterias, fortificações e armazéns de Humaitá, tomada de bordo do encouraçado Lima Barros, no dia 5 de setembro de 1867: vista das barrancas e fortificações de Curupaity, tomada de bordo do vapor Princesa.

Angelo Agostini

Baviera

corpete justo amarrado, mangas na altura da articulação, saia plissada. Sapatos fechados. Lenço na cabeça.

Portugal

esboço inacabado de indumentária feminina, com detalhes de sapatos e emblema, provavelmente da região de Minhota.

Brasil, Bahia

indumentária de baiana com tabuleiro sobre a cabeça, provavelmente vendedora ambulante.

Índia

blusa de mangas curtas, saia transpassada entre as pernas. Transversal ao busto, véu que cobre os cabelos. Objetos de adorno acompanham o traje.

Portugal, Minhota

blusa trabalhada com rendas sob corpete. Coz alto, justo à cintura, saia rodada e avental. Sapatos fechados e espécie de lenço na cabeça.

Alemanha, Coburg

vestido com corpete justo, fechado na frente por fita transpassada, mangas bufantes curtas, saia plissada. Flores na mão direita.

Popular do Brasil

dois homens dançando. Blusas de mangas compridas, saias rodadas, meias de malha e pequenas botas. Na cabeça, chapéu ornado com três fitas. Em uma das mãos seguram uma vareta.

Índia

vestido com ombros nús, na altura dos tornozelos. Transversal ao busto, véu cobrindo ombro direito, amarrado na cintura. Descalça, cabelos com touca/torso. Objetos de adorno acompanham o traje.

Japão

indumentária feminina composta de quimono coral e dourado, trabalhado com motivos de pássaros e flores. Grande faixa, na cor preta, marca a cintura. Cabelos presos em estilo oriental. Leque nas mãos. Diversos detalhes ao redor do desenho.

Portugal

esboço inacabado de indumentária feminina de Minhota.

Portugal, Ribatejo

blusa branca com mangas bufantes, sob colete justo, vermelho. Calção azul até os joelhos, com larga faixa na cintura. Meias de malha e sapatos fechados, com esporas. Sobre os ombros um capote e, na cabeça, espécie de touca.

“Anais do Museu Histórico Nacional”. Vol. II.

“Anais do Museu Histórico Nacional”. Vol. II. Documentário Iconográfico de Cidade e Monumentos do Brasil. Aquarelas e desenhos de A. Norfini. Texto de Gustavo Barroso. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1953.

Resumo: publicação do Ministério da Educação, de 1953, composta de texto e imagens, a respeito de monumentos brasileiros.

Fama

modelo de vestido longo, tendo um ombro desnudo e o outro com manga comprida larga. Do ombro direito sai um véu transparente que se prende na cintura, ornado com ramagens, descendo ao longo do corpo. Na cabeça uma coroa de louros e na boca uma corneta.

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