Subsérie MCab06 - Exposição Nacional de 1908, no Rio de Janeiro

Vista Geral da Exposição Nacional de 1908 Vista Geral da Exposição Nacional de 1908 Vista Geral da Exposição Nacional de 1908 Pedra da Urca Escola Militar Entrada da Exposição Nacional de 1908 Pedra da Urca Vista Geral da Exposição Nacional de 1908 Vista Geral da Exposição Nacional de 1908 Pavilhão dos Estados Pavilhão dos Estados e Pavilhão Bahia Entrada do Pavilhão de São Paulo Vista Geral da Exposição Nacional de 1908 Pavilhão de São Paulo Pavilhão de São Paulo Pavilhão de São Paulo Panorâmica da Exposição Nacional de 1908 Pavilhão do Distrito Federal Exposição do Jardim Botânico Estação de bonde do Jardim Botânico Bonde circulando com visitantes Pavilhão do Distrito Federal Pavilhão do Distrito Federal Theatro Pavilhões de Minas Gerais e São Paulo Visitantes da Exposição Nacional de 1908 Theatro Pavilhão dos Bombeiros Pavilhão dos Correios e Telégraphos Pavilhão da Fábrica Bangu Pavilhão da Bahia Pavilhão de Minas Gerais Edifício anexo: Belas Artes – Pavilhão de Portugal Pavilhões de Minas Gerais e São Paulo Pavilhões destinados ao cinematógrafo, ao teatro de variedades e à pista de patinação Pavilhão da Bahia Vista Geral da Exposição Nacional de 1908 Palácio das Indústrias - Chateau D´eau Palácio das Indústrias Pavilhão de Portugal Praia da Urca Inauguração da Exposição Nacional de 1908 Visitantes Miguel Calmon na Carruagem Anexo: Bellas Artes – Pavilhão de Portugal Militares Passeio com cães na Exposição de 1908 Passeio com cães na Exposição de 1908 Visitantes Personalidades
Resultados 1 a 50 de 67 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR RJMHN MC-MCab-MCab06

Exposição Nacional de 1908, no Rio de Janeiro

Data(s)

• 1908 (Produção)

Nível de descrição

Subsérie

Dimensão e suporte

Iconografia: 67 fotografias, p&b; tamanhos diversos (entre 29x23cm e13,2x10,5 cm)

Zona do contexto

Nome do produtor

(1864-1957)

Biografia

Augusto César Malta de Campos, nasceu em 14 de maio de 1864 em Paulo Afonso, Alagoas. Veio para o Rio de Janeiro com 24 anos onde participou de movimentos pela Proclamação da República. Foi apresentado ao prefeito Pereira Passos, que o convidou para ser fotografo oficial da Prefeitura Municipal, cargo especialmente criado para ele. Sua função consistia em documentar todas as atividades da prefeitura, inaugurações, posses, obras públicas, e mesmo cenas dos dia-a-dia. Essa atividade o fascinou durante toda a sua vida, tendo acumulado mais de 80.000 chapas fotográficas em mais ou menos 50 anos de profissão. Nenhum recanto do Rio antigo escapou de suas lentes: os quarteirões condenados, escolas, hospitais, prédios históricos, figuras importantes, etc, tudo ficou registrado em seus negativos.Foi Malta quem deu início à reportagem ilustrada sendo, talvez o primeiro fotografo brasileiro a intuir importância da fotografia como documento e veículo de comunicação com linguagem própria. Como amigo de grandes personalidades da época, Malta acumulou enorme prestigio e influência juntos aos governadores e chagava a mesmo a utilizar a fotografia para sugerir modificações no traçado da cidade. Desse modo, o seu acervo é hoje um painel fiel da evolução histórica, social, cultural, artística e turística da então capital da República. Faleceu dia 30 de junho de 1957, aos 93 anos.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de pesquisa transferido

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Estado de Conservação: Regular

Nota

A Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ocorreu em 1908, no bairro da Urca, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Promovida pelo Governo Federal destinava-se declaradamente a comemorar o centenário do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas e fazer um inventário da economia do país à época. O seu principal objetivo, entretanto, era o de apresentar a nova capital da República - urbanizada pelo então Prefeito Francisco Pereira Passos e saneada pelo cientista Oswaldo Cruz - às diversas autoridades nacionais e estrangeiras que a visitaram. Teve lugar entre 11 de Agosto e 15 de novembro de 1908, constituindo-se numa ampla exibição de produtos naturais e manufaturados, oriundos dos principais estados brasileiros. Reuniu pavilhões especialmente construídos para a ocasião, que correspondiam aos estados, além do de Portugal, país convidado. Incluía, ainda, pavilhões da Fábrica Bangu, do teatro João Caetano, dentre outros.

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome