Coleção AV - Iconografia Avulsa

Escravo de ganho tecendo fios de sisal Escrava de ganho vendedora Escrava de ganho Escravos de ganho Escrava de ganho - vendedora Escrava de ganho vendedora de fruta Escrava de ganho vendedora Escravo de ganho barbeiro Escravos de ganho com cestos vazios Escravo de ganho vendedor de cadeiras Escravo de ganho com cesto vazio Escravo de ganho com caixa em cima da cabeça Escravo Africano -  Cabinda Escravo  - Crioulo Escrava - Crioula Escravo - Angola Escravo  - Mina Nagô Escravo  - Mina Escravo  - Mina Escravo  -  Moçambique Escravo  -  Congo Escravo  - Monjolo Escravo  - Nação [Quelimane] Escravo  - Inhambane
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Área de identificação

Código de referência

BR RJMHN AV

Título

Iconografia Avulsa

Data(s)

  • 1801 - 2021 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Iconografia:
Ambrótipo 11
Aquarela 66
Bilhete postal 02
Fotografia (Cabinet) 190
Cartão Postal 01
Fotografia (Carte de Visite) 711
Daguerreótipo 09
Desenho 145
Estampa 19
Estereoscopia (tipo de processamento de imagem) 49
Ferrótipo 05
Figurinha 43
Foto sobre metal 02
Foto sobre porcelana 01
Foto sobre vidro 04
Fotografia 2.827
Gravura 688
Guache 02
Litografia 05
Marcador de livro 01
Impresso (Reprodução de pintura): 01
Serigrafia 02
Xilogravura 01

Zona do contexto

Nome do produtor

Biografia

Numa ponta que avançava sobre o mar, entre as então existentes praias de Piaçaba e Santa Luzia, posteriormente conhecida como Ponta do Calabouço, os portugueses construíram em 1603 a Fortaleza de Santiago, origem do conjunto arquitetônico que abriga o Museu Histórico Nacional - MHN. Na década de 1920 a Ponta do Calabouço foi aterrada e urbanizada para acolher Exposição Internacional do Centenário da Independência. As edificações existentes foram ampliadas, reformadas e abertas ao público em 1922, abrigando o Palácio das Grandes Indústrias. Em duas galerias desse Pavilhão foi instalado o Museu Histórico Nacional, criado naquele ano pelo Presidente Epitácio Pessoa, dotando o Brasil de um museu dedicado à história nacional. Durante o século XX, o Museu ocupou todo o espaço arquitetônico, formando um dos maiores acervos do país, que hoje representa 67% das coleções nacionais em museus do Ministério da Cultura. O Museu reúne objetos históricos e artísticos, documentos, livros, raros e a mais significativa coleção de numismática da América Latina. Entre 2003 e 2010, foram feitas obras de restauração e modernização do Museu, ampliando espaços, aprimorando serviços oferecidos aos visitantes, democratizando o acesso dos mais diversos segmentos sociais e viabilizando a circulação e o percurso adequados ao novo discurso museográfico. O MHN foi sede da primeira escola de museologia do país, firmou-se como instituição de pesquisa e formação do conhecimento. Promove cursos, seminários, debates, edita Anais e outras publicações. O MHN possui Arquivo Institucional, Arquivo Histórico, Biblioteca e Reserva Técnica aberta ao público para pesquisa. O Setor Educativo do MHN promove atividades específicas para professores e alunos, além de projetos de inclusão social. Disponibiliza também exposições itinerantes para instituições.

Entidade custodiadora

História do arquivo

A coleção Iconografia Avulsa é aberta e reúne documentos avulsos adquiridos pelo MHN. São itens pertinentes à sua política de acervo que não se encaixam em coleções já existentes no Arquivo ou não possuem volume suficiente para formar coleções com identidade própria. Como possuem diversas procedências não foi possível localizar os registros de entrada de todos os documentos. Essa coleção foi tombada pelo IPHAN com 828 documentos iconográficos (tombamento nº1392-T-1997). No inventário de 1990 foi registrado 7.601 itens, por ser uma coleção aberta, é comum haver (re)organizações e a quantidade de documentos é constantemente alterada. Verificou-se que desses 7.601 itens, 2.755 eram de cartões postais que foram retirados da desta coleção, formando outra coleção intitulada “Cartões Postais Avulsos” (form.nº29); 02 itens foram para a coleção nº137 Paulo Labouriau. Não foram localizadas informações detalhadas sobre a (re)organização e transferência de documentos entre esta e as outras coleções.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Diversas (pesquisar)
Compra de Djalma da Fonseca Hermes (leilão). 1941
Doação de Tobias do Rêgo Monteiro. Processo 04/1957
Doação de Maciel Pinheiro. Processo 06/1961
Doação de José Pinto de Lima. Processo 78/98
Doação de Lucia Maria Guedes Albrecht. Processo 24/2007
Incorporação. Processo 426/2016
Doação de Jandyra Moniz Torres. Processo 307/2016
Doação de Victorino Coutinho Chermont de Miranda
Doação de Carlos Fernando de Souza Leão Andrade. Processo 214/2017
Doação IBRAM (destinação de bens culturais pela Receita Federal). Processo 300/2017
Doação de Kleuber de Paiva Pereira. Processo 126/2018
Doação de John E. Vanasek. Processo 023/2018
Doação de Suely Regina da Rocha Avellar 107/2020 (processo nº 01438.000107/2020-32)
Doação de Angela Cardoso Guedes 213/2021 (processo nº 01438.000213/2021-05)
Doação de Josep Maria Tarròs Vidal 437/2023 (processo nº 01438.000437/2023-71)

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Iconografia variada, com imagens do Rio de Janeiro, início do Século XX, imagens de outras capitais como Recife, Bahia, Minas Gerais, imagens de indumentária, igrejas, navios, pessoas não identificadas, políticos e pessoas de destaque em vários seguimentos: Artur da Costa e Silva, Quintino Bocaiúva, Josué Montelo, André Augusto Paulo de Frontin, Heitor Vila-Lobos, Alberto Santos Dumont.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Coleção dividida por letras de A a V, tendo como base ordem alfabética e a peça iconográfica é inserida em cada letra pelo seu tipo/tamanho.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Com restrição. Necessidade de prévio aviso.

Condiçoes de reprodução

Instrução Normativa IBRAM nº 15/2022.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário. Por se tratar de coleção muito extensa, a consulta ao inventário deverá ser solicitada mediante indicação do tema/objeto de pesquisa.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Estado de Conservação: Regular

Nota

2102K a 2147K inseridos dia 31/05/16. Estavam na coleção Angela Guedes, mas não foram doadas por ela, então, fizemos o acerto. Foram doadas por Lucia Maria Guedes Albrecht (processo 24/2007).
2148K a 2150K inseridas em junho de 2017. 2151K a 2174K inseridas em julho de 2017. 2175 a 2177K e 156E a 159E inseridos em agosto/2017.
Acervo inserido em março/2018: 160E a 162E; 276A, 275B e 276B.
Acervo inserido em abril/2018: 2178K a 2262K.
Acervo inserido em setembro/2019: 2263K a 2288K.
Acrevo inserido em agosto/2022: 198C

Nota

acervo higienizado e troca de invólucro: 47G, 48G, 50G, 56G, 63G, 76G e 77G; 110E (março/2018)

Nota

251B emprestado para exposição "Samba: resistência e reinvenção" no Museu de Arte do Rio - Mar. Período de abril/2018 a março/2019.

Nota

Cartes de Visite de 161V a 172V (Christiano Junior) foram digitalizados, maio/2018, pelo Museu de Arte do Rio em contrapartida ao empréstimo de alguns itens do acervo do MHN, para serem utilizados na exposição "O Rio do Samba - Resistência e Reinvenção".
Disponível no site da DocPro : http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MHN

Exposição Google Arts com as cartes de visite do Christiano Junior: https://artsandculture.google.com/story/mwUhZ8V-DYQHKg

Nota

09C, 90C, 69C, 67C, 58C, 120L, 1497K, 509K, 490K, 2148K, 156E foram emprestadas para a exposição Rios do Rio, realizada no MHN, no período de 24/04/19 a 16/06/19.

Nota

Postagem de um texto de Isabel Lenzi no site da Brasiliana Fotográfica sobre os carte de visite de Christiano Junior. Dia 13/05/2019. Link: http://brasilianafotografica.bn.br/?p=14617

Nota

24E em exposição no MHN no período de maio/2019 a agosto de 2019. No lugar do quadro do André Rebouças que foi emprestado.

Nota

39A Emprestada a Pinacoteca SP no período de set/2018 a jan/2019.

Nota

Acervos restaurados em 2019: 31C, 17E, 24F, 28G e 33G.

Nota

Exposição virtual "Entre Cenas e Retratos" inaugurada dia 19/05/2022, na Semana Nacional de Museus. Fotografias Especiais (Iconografia Avulsa D): https://artsandculture.google.com/story/hgURBTtuiixLcQ

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Fontes

objeto digital (Master) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

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