Coleção CG - Carlos Gomes

Open original objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR RJMHN CG

Título

Carlos Gomes

Data(s)

  • 1859 - 1936 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Textual: metragem linear 0,09 (corresponde a 50 itens)
Iconografia: 47 fotografias, 24 gravuras, 06 desenhos, 24 aquarelas
19 Partituras

Zona do contexto

Nome do produtor

(1836-1896)

Biografia

Antonio Carlos Gomes, compositor brasileiro, nasceu em Campinas em 11 de julho de 1836 e morreu em Belém em 16 de setembro de 1896. Grande compositor brasileiro dos séculos XIX/ XX. Foi convidado pelo diretor do Conservatório de Música, Francisco Manuel da Silva, para estudar na Europa, com bolsa cedida pelo imperador D. Pedro II, de duração de 4 anos. Em 19 de março de 1870, estréia “O Guarani”, no teatro, Scala de Milão, sendo de suas obras a que obteve maior sucesso. Foi levada em todos os teatros da Itália e em vários outros países, e no Rio de Janeiro em 02 de dezembro de 1870. Com a Proclamação da República, Carlos Gomes perde o apoio oficial, e a esperança de tornar-se diretor do Conservatório de Música.Visitou os Estados Unidos em 1893 como membro da Delegação Brasileira à Exposição Universal Colombiana de Chicago. Em 1895 foi nomeado diretor do Conservatório de Música de Belém, cargo que não pode assumir por achar-se enfermo, vindo a falecer alguns meses mais tarde.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Os documentos foram doados pelo ex-diretor do Museu Histórico Nacional, Gustavo Barroso, por Álzira Vargas, por Francisco Portugal Neves, e por sua filha, Ítala Gomes Vaz de Carvalho. Doações feitas em anos diferentes. Então em 1980 foi formada a coleção Carlos Gomes. Coleção tombada pelo IPHAN com 152 documentos (processo de tombamento nº1392-T-1997)

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Gustavo Barroso - Processo 13/31
Alzira Vargas - Processo 04/39
Francisco Portugal Neves - Processo 1/48
Ítala Gomes Vaz de Carvalho - Processo 02/49
Centro Cultural Banco do Brasil - Processo 66/97

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Partituras, correspondência pessoal do titular da coleção, iconografia com imagens do Carlos Gomes e de esboços de cenários de suas óperas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

6 séries: Partituras e Libretos, Correspondências, Correspondência de Terceiros, Iconografia, Recortes de Jornais e Diversos.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Com restrição. Necessidade de prévio aviso

Condiçoes de reprodução

Resolução Normativa IBRAM no. 15/2022.

Idioma do material

  • italiano
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário.

Instrumento de pesquisa transferido

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Encontra-se material produzido por Carlos Gomes em diversas instituições nacionais e internacional: Arquivo Nacional/RJ, Escola de Música da UFRJ, Biblioteca Nacional, IHGB, Museu Carlos Gomes CCLA, Museu Imperial, Museu Universidade Federal do Pará e Museo Teatrale Allá Scala (Itália).

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Estado de Conservação: Regular

Nota

Em 31 de outubro de 2017 parte da coleção Carlos recebeu o Registro Internacional do Programa Memória do Mundo, juntamente com outras 8 instituições. O acervo “Antônio Carlos Gomes: compositor de dois mundos” foi proposto por: Museu Histórico Nacional; Arquivo Nacional; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro do Rio de Janeiro; Fundação Biblioteca Nacional; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Museo Teatrale Allá Scala; Museu Carlos Gomes do Centro de Ciências, Letras e Artes; Museu Imperial e Museu da Universidade Federal do Pará.
Relação do acervo com registro internacional do Programa Memória do Mundo: CG01, 02, 03, 04, 05, 06, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21 e 28.

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Ponto de acesso - local

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Integral

Datas de criação, revisão, eliminação

Organizada em 1983. Revisada em 2005, 2012 e 2016.
Em maio de 2016 foram revisadas algumas descrições, com o apoio da servidora da Biblioteca Nacional, Elizete Higino, pois a coleção foi estudada para compor, em conjunto com 09 instituições, uma proposta para o Programa Memória do Mundo Internacional - ano 2016. Os documentos que foram revisados estão com a letra em estilo itálico, no inventário da coleção: CG01, 02, 03, 04, 05, 06, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21 e 28.

Línguas e escritas

Fontes

Nota do arquivista

Organizado por Regina Helena da Conceição Reis / Inês Santos Nogueira, sob coordenação de Rosangela de Almeida Costa Bandeira. Revisado em setembro de 2012 pela estagiária Caroline B. Cobas Costas sob supervisão de Daniella Gomes dos Santos.

objeto digital (Master) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Entidades coletivas, pessoas ou famílias relacionadas

Géneros relacionados

Lugares relacionados