Coleção BB - Brasil e Brasileiros de Hoje

Nome do produtor

(1911-2000)

História administrativa

O livro “Brasil e Brasileiros de Hoje” foi publicado em dois volumes no ano de 1961, pela Editora Sul Americana e organizado por Afrânio Coutinho (1911-2000), ensaísta e crítico literário da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ . Temos os dois volumes na Biblioteca do MHN.
Segundo Afrânio Coutinho, em artigo que publicou no Diário de Notícias em 11 de outubro de 1959, trata-se de uma enciclopédia de biografias de brasileiros do então, que nos seus diversos campos de atividades, estavam contribuindo para o engrandecimento do país, nos setores cultural, político, econômico, financeiro, no trabalho e no esporte, no teatro ou na ciência, na diplomacia ou na agricultura, na vida religiosa e na educação, no comércio e na indústria, etc. O intuito da publicação foi oferecer um retrato ou espelho da sociedade em finais da década de 1950, quando o Brasil voltava seu olhar para o interior com a construção da nova capital e da rodovia Belém Brasília. Nas palavras de Coutinho “contrariando a tendência habitual de reduzir a vida brasileira à capital [Rio de Janeiro], a orientação deste livro é levar em consideração o Brasil inteiro, pois não é possível desprezar o labor igualmente intenso e profícuo dos que vivem em todas as demais regiões do Brasil”.
O recorte com o artigo acima citado encontra-se na Hemeroteca Gustavo Barroso, pasta 58 2º semestre de 1959, documento 10/123. http://docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MHN&pasta=&pesq=&pagfis=55228

Entidade custodiadora

História do arquivo

Localizamos um documento datado de 25/10/1963 em que consta que foi entregue ao MHN o material do livro "Brasil e Brasileiros de Hoje", dirigido pelo professor Afrânio Coutinho (questionários originais e retratos de personalidades brasileiras contemporâneas). Consta também que a doação foi autorizada pelo Dr. Gustavo Barroso. Mas não localizamos o processo de doação.
No formulário BBfo543, Gustavo Barroso, consta anexa, carta, datada de 05/10/1959, assinada por Afrânio Coutinho sobre o projeto do livro “Brasil e Brasileiros de Hoje” e solicitando que Gustavo Barroso preencha o formulário e devolva-o assinado. Faz referência também que os formulários serão depositados no Museu Histórico Nacional, constituindo um arquivo especial dos “brasileiros de hoje”.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dados biográficos e fotos de diversos brasileiros que foram utilizados no livro Brasil e Brasileiros de hoje publicado em 1961 pela Editora Sul Americana e dirigido por Afrânio Coutinho.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

A coleção Brasil e Brasileiros de Hoje tinha apenas 01 série “Iconografia”. Em 2016 localizamos os formulários preenchidos pelas pessoas que são citadas na publicação. São cerca de 5.177 formulários. Verificamos que nem todos enviaram fotos, pois constam 1.932 fotografias na coleção. A partir de artigo escrito pelo organizador do livro Afrânio Coutinho, pudemos inferir que foi solicitada fotografia às pessoas para quem o questionário foi enviado. Todavia, a maioria não as enviou, o que deve ter inviabilizado a publicação de retratos - o livro é somente textual.
A organização da coleção encontra-se, agora, com duas séries: iconografia e formulário. A série “formulário” não foi contabilizada no inventário de 2010, pois foi inserida na coleção em 2016.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Com restrição. Coleção em processamento.

Condiçoes de reprodução

Resolução Normativa IBRAM nº. 15/2022.

Idioma do material

• português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário (em elaboração).

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Estado de Conservação: Regular

Em conferência

Notação anterior

Pontos de acesso

Ponto de acesso - nome

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Preliminar

Mínimo

Datas de criação, revisão, eliminação

Foi iniciada organização em 2016.

objeto digital (Master) zona de direitos

objeto digital (Referência) zona de direitos

objeto digital (Visualização) zona de direitos

Zona da incorporação