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Iconografia Avulsa
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Iconografia Avulsa H

  1. ORIGINAIS, GRAVURAS e REPRODUÇÕES
    Tamanho do acervo que compõe a coleção Iconografia Avulsa H
    H = > 80 cm

iconografia Avulsa G

  1. ORIGINAIS, GRAVURAS e REPRODUÇÕES
    Acervo que compõe a coleção Iconografia Avulsa G
    G = 71 a 80 cm

Iconografia Avulsa F

ORIGINAIS, GRAVURAS e REPRODUÇÕES
Tamanho do acervo iconográfico que compõe a coleção iconografia Avulsa F
F = 61 a 70 cm

Iconografia Avulsa E

Tamanho do acervo iconográfico que compõe a coleção iconografia Avulsa E
E = 51 a 60 cm

Iconografia Avulsa B

Documentos iconográficos: originais, gravuras e reproduções na dimensão entre 31 a 40 cm estão na letra B

Iconografia Avulsa

  • BR RJMHN AV
  • Coleção
  • 1801 - 2021

Iconografia variada, com imagens do Rio de Janeiro, início do Século XX, imagens de outras capitais como Recife, Bahia, Minas Gerais, imagens de indumentária, igrejas, navios, pessoas não identificadas, políticos e pessoas de destaque em vários seguimentos: Artur da Costa e Silva, Quintino Bocaiúva, Josué Montelo, André Augusto Paulo de Frontin, Heitor Vila-Lobos, Alberto Santos Dumont.

Museu Histórico Nacional

Escravo - Inhambane

Negro sem camisa, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo - Monjolo

Negro sem camisa, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo - Congo

Negro sem camisa, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo - Mina

Negra, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo - Mina

Negro sem camisa, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo - Mina Nagô

Negro sem camisa de bigode, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo - Angola

Negro de paletó, bigode e cavanhaque brancos, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escrava - Crioula

Negra de turbante, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo - Crioulo

Negro sem camisa, busto

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo de ganho com cesto vazio

Negro de pé, com chapéu na cabeça, trajando calça comprida e paletó, descalço, com cesto vazio no ombro

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravos de ganho com cestos vazios

Dois negros de pé, trajando calça comprida, descalços, ambos de cestos vazios nas mãos.

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravo de ganho barbeiro

Dois negros um de pé, trajando calça comprida e paletó fazendo a barba do outro que está sentado, ambos descalços. Vê-se uma mesinha ao lado com apetrechos para barbear

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escrava de ganho vendedora

Negra de pé sem turbante e um tabuleiro montado em cima de quatro pés madeira desmontáveis

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escrava de ganho - vendedora

Negra sentada com turbante na cabeça e dois cestos de frutas, um cesto sendo segurado por menino negro.

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escravos de ganho

Dois negros de pé, descalços, trajando calça comprida e paletó, ambos de chapéu na cabeça e de guarda-chuvas nas mãos, se cumprimentando com aperto de mãos.

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escrava de ganho

Negra de pé com turbante na cabeça

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

Escrava de ganho vendedora

Negra de pé com turbante e um cesto na cabeça

José Christiano de Freitas Henriques Júnior

O Castro Urso

Retrato de um tipo popular do Rio de Janeiro antigo, século XIX.
Em: publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho. Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

Fernand Auguste Besnier

O Dr. Pomada

Retrato caricatural de um tipo popular do Rio de Janeiro.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho.Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

Fernand Auguste Besnier

Capoeira alfaiate

Retrato (busto) de um tipo popular do Rio de Janeiro.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho.Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

O príncipe Natureza

Tipo popular do Rio de Janeiro do séc. XIX.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho.Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

O Barreto Bastos

Tipo popular do Rio de Janeiro do séc. XIX; retrato caricatural.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho. Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

O Philosopho do Caes

Tipo popular do Rio de Janeiro do séc. XIX; retrato caricatural.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho. Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

Ernesto Augusto de Souza e Silva Rio

Capanga eleitoral

Tipo popular do Rio de Janeiro em fins do séc. XIX; retrato caricatural de figura que cabalava os votos aos candidatos às eleições políticas.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho. Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

O príncipe Obá

Tipo popular do Rio de Janeiro no séc. XIX que ia freqüentemente ao Palácio Imperial.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho.Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

A Forte-Lida

Tipo popular do Rio de Janeiro do séc. XIX; retrato caricatural.
Em: publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho.Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

O padre Kelé

Tipo popular do Rio de Janeiro em fins do séc. XIX; retrato caricatural.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho. Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

O Não Há de Casar

tipo popular do Rio de Janeiro em fins do séc. XIX; retrato caricatural.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho. Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

O Policarpo

Tipo popular do Rio de Janeiro, em fins do séc. XIX; retrato caricatural. Era músico da Capela Imperial.
Publicada no livro Festas e Tradições Populares do Brazil de Mello Moraes Filho. Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier – Livreiro e Editor, 1901.

[A catástrofe do Aquidaban]

Resumo: cena do naufrágio do Aquidabã, encouraçado de nossa Marinha, em 21/06/1906, em conseqüência de explosão, na baía de Jacuacanga (Ilha Grande), fazendo elevado número de vítimas. Era seu comandante o capitão de fragata Artur da Serra Pinto, que também sucumbiu. Ao alto, da estampa, os retratos das seguintes vítimas do desastre com exceção de 03: Júlio César Noronha (salvo), Rodrigues da Rocha, João Cândido Brasil, Calheiros da Graça, Serra Pinto, Luís Henrique de Noronha, João Augusto Santos Porto, João Pedro Alves de Barros, Dr. Prudêncio Augusto Suzano Brandão (salvo), José Ferreira dos Santos, João Gomes da Silva, Horácio Guimarães, Enéas Gustavo Cadaval, Oscar Viana, Benjamim de Arruda Câmara, Luís Novais da Silva, Mário Noronha, Mario Roxo (salvo), Luís José de Santana, Alfredo Antônio da Silva Coelho, José Carlos do Nascimento, Oscar Osvaldo Suzano, Magalhães Braga, Raul Elísio Daltro (salvo), Morais e Silva, Erhardt Brand e o filho deste.
Em: publicado em “O Malho”, periódico carioca.

Angelo Agostini

Dramas do Paraná: quadros históricos, nº 1

Episódio da Revolução Federalista em que foram assassinados: José Lourenço Schleider, Barão do Serro Azul, José Joaquim Ferreira de Moura, Rodrigo de Matos Guedes, Balbino Carneiro de Mendonça, A. Silva Correia, V. de Sousa Marques e Francisco Braga, todos retratados. Cena focalizando como foram assassinados.
Em: publicado pelo “Don Quixote”, periódico carioca, em 1895.

Angelo Agostini

A união faz a força

Resumo: charge criticando a atuação do “Partido Jacobino Federal”. Retrata Deocleciano Mártir apoiado a dois políticos, usando a muleta como mastro da bandeira do “partido”.
Em: ilustração do jornal “Dom Quixote”.

Angelo Agostini

[Retrato de Martim Francisco Ribeiro de Andrada]

[Retrato de Martim Francisco Ribeiro de Andrada]
Procedência: (proc. 3/37?) compra a J. J. Raposo, nº de reg. 242150.
Resumo: busto, olhando à frente, com o fardão de Ministro de Estado do Império.

Angelo Agostini

Attentado contra o Dr. Prudente de Moraes, Presidente da República, e assassinato do Ministro da Guerra

Attentado contra o Dr. Prudente de Moraes, Presidente da República, e assassinato do Ministro da Guerra, no dia 05 de novembro de 1897, no Arsenal de Guerra: Ao heróico Marechal C. Machado Bittencourt, morto em defeza do Presidente da República, quando procurou subjugar o assassino.
Resumo: cena do atentado que ocorreu quando o Presidente, que fora a bordo do paquete Espírito Santo, levar as boas vindas ao Gal. João da Silva Barbosa, que regressava vitorioso de Canudos, ao desembarcar no pontilhão fronteiro ao Arsenal de Guerra, foi atacado por Marcelino Bispo de Melo. Ao defender o presid. o Mal. Carlos Machado Bittencourt foi mortalmente apunhalado pelo assassino. No centro da composição, num medalhão, o retrato do Min. da Guerra. Acima, a cena da ocorrência: Cel. Mendes de Morais (Chefe da Casa Militar da Presid.), Ten. Cunha Morais, Cel. João Neiva (Diretor do Arsenal), Cel. Tomé Cordeiro, div. Oficiais, o Presid. da Rep. e o Mal. Bittencourt segurando o assassino que está armado de um punhal após ter falhado o tiro de garrucha que desferira. Num medalhão, à esq., o retrato do Cel. M. de Moraes. Embaixo, Marcelino B. de M. A seguir, um aspecto da ovação pop. ao Presid., à saída do Cemit. S. J. Batista, onde fora sepultado o Ministro da Guerra.
Em: publicado no suplemento do jornal “Don Quixote”, ano 3, nº 88.

Angelo Agostini

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