Vista de uma parte das baterias, fortificações e armazéns de Humaitá, tomada de bordo do encouraçado Lima Barros, no dia 5 de setembro de 1867. Legenda:: 1. Igreja; 2. Túnel, corrente e chata que a sustem...; 3. Casamata de Londres.
Vista das baterias, fortificações e armazéns de Humaitá, tomada de bordo do encouraçado Lima Barros, no dia 5 de setembro de 1867: vista das barrancas e fortificações de Curupaity, tomada de bordo do vapor Princesa.
Passagem de Humaitá, efetuada na noite de 19 de fevereiro de 1868, pelos encouraçados Barroso, Bahia e Tamandaré, levando a reboque os monitores Rio Grande, Alagoas e Pará. Legenda: : 1. Silvado; 2. Lima Barros; 3. Alagoas vindo águas abaixo por ter uma bala inimiga cortado a amarra que o prendia ao Bahia; 4. Tamandaré rebocando o Pará; 5. Bahia; 6. Barroso rebocando o rio Grande; 7. Ponta do Chaco; 8. Igreja de São Carlos; 9. Armazéns; 10. Barbetas com sete peças; 11. Túnel na barranca por onde passa as correntes; 12. Bateria casamata de Londres com sete peças; 14. Barbeta com uma peça de calibre 80, que se julga ser a Christiania; 15. Dita com doze peças; 16. Bandeira de resguardo; 17. Barbeta com doze peças; 18. Dita com cinco peças; 19. Lugar onde estiveram duas peças que no dia 4 de setembro fizeram fogo contra o encouraçado Lima Barros.
Resumo: vê-se quatro VIVAS: ao marechal Caxias, a Sua Majestade o Imperador a nação brasileira e ao Barão de Inhaúma. Legenda: 1. Os inválidos da pátria, os filhos da glória, vão saudar o Imperador... 2. O povo e as músicas populares... 3. Os estudantes de academias e colégios... 4. A rua do ouvidor à noite... 5. Primeiro aspecto do morro do Castelo embandeirado... 6. Os oradores na praça do comércio e nas ruas... 7. Em frente das habitações dos ministros... 8. O boato falso escurraçado... 9. Os gazeteiros pessimistas... 10. O câmbio subindo e o ouro descendo... 11. Tocante desesperação dos agiotas...
Os encouraçados Silvado, Brasil, Mariz e Barros, e Herval, metralhando os paraguaios que protegidos pela noite, vieram em canoas dar abordagem ao Cabral e Lima Barros.
Fotos de alojamentos, de militares, de locais em ruínas no Paraguai; Transcrição de poesias dedicadas por Solano Lopes a Elisa Lynch, instruções do exército paraguaio, nomeações em atenção aos serviços militares prestados, cartas patentes, carta circular convbidando os pernambucanos a se alistarem nos corpos de voluntários da pátria; Recortes de jornais do Suplemento da Semana Ilustrada com imagens de soldados, encouraçados, fortificações e cenas de combate.
Divisão avançada da esquadra, passando em frente das baterias de Tebiquarí, no dia 23 de julho de 1868, às 3 horas da tarde. Legenda: 1.Bateria com 3 peças de 68 e uma raiada de 32; 2. Mangullo; 3. Encouraçado Bahia e monitor Alagoas; 4. Bateria com 8 peças de calibre 68 e 3 menores; 5. Foz do Tebiquari; 6. Monitor Piauí; 7. Monitor Rio Grande; 8. Encouraçado Barroso; 9. Encouraçado Silvado; 10. Piragua metida a pique na foz do rio; 12. Duas grossas estacas, em que os paraguaios tentaram firmar uma corrente.