Visualização de impressão Fechar

Mostrando 23 resultados

descrição arquivística
Museu Histórico Nacional Guerra do Paraguai
Visualização de impressão Ver:

19 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Vista das baterias, fortificações e armazéns de Humaitá

Vista das baterias, fortificações e armazéns de Humaitá, tomada de bordo do encouraçado Lima Barros, no dia 5 de setembro de 1867: vista das barrancas e fortificações de Curupaity, tomada de bordo do vapor Princesa.

Angelo Agostini

Passagem de Humaitá, efetuada na noite de 19 de fevereiro de 1868

Passagem de Humaitá, efetuada na noite de 19 de fevereiro de 1868, pelos encouraçados Barroso, Bahia e Tamandaré, levando a reboque os monitores Rio Grande, Alagoas e Pará.
Legenda: : 1. Silvado; 2. Lima Barros; 3. Alagoas vindo águas abaixo por ter uma bala inimiga cortado a amarra que o prendia ao Bahia; 4. Tamandaré rebocando o Pará; 5. Bahia; 6. Barroso rebocando o rio Grande; 7. Ponta do Chaco; 8. Igreja de São Carlos; 9. Armazéns; 10. Barbetas com sete peças; 11. Túnel na barranca por onde passa as correntes; 12. Bateria casamata de Londres com sete peças; 14. Barbeta com uma peça de calibre 80, que se julga ser a Christiania; 15. Dita com doze peças; 16. Bandeira de resguardo; 17. Barbeta com doze peças; 18. Dita com cinco peças; 19. Lugar onde estiveram duas peças que no dia 4 de setembro fizeram fogo contra o encouraçado Lima Barros.

Angelo Agostini

Os efeitos das notícias do dia 1º de março de 1868

Resumo: vê-se quatro VIVAS: ao marechal Caxias, a Sua Majestade o Imperador a nação brasileira e ao Barão de Inhaúma.
Legenda: 1. Os inválidos da pátria, os filhos da glória, vão saudar o Imperador... 2. O povo e as músicas populares... 3. Os estudantes de academias e colégios... 4. A rua do ouvidor à noite... 5. Primeiro aspecto do morro do Castelo embandeirado... 6. Os oradores na praça do comércio e nas ruas... 7. Em frente das habitações dos ministros... 8. O boato falso escurraçado... 9. Os gazeteiros pessimistas... 10. O câmbio subindo e o ouro descendo... 11. Tocante desesperação dos agiotas...

Angelo Agostini

Guerra do Paraguai: episódio noturno

Os paraguaios tentando surpreender uma avançada brasileira.
Este desenho foi remetido por um oficial do 1º Corpo do Exército Brasileiro.

Angelo Agostini

Guerra do Paraguai

  • BR RJMHN GP
  • Coleção
  • 1855-1871

Fotos de alojamentos, de militares, de locais em ruínas no Paraguai; Transcrição de poesias dedicadas por Solano Lopes a Elisa Lynch, instruções do exército paraguaio, nomeações em atenção aos serviços militares prestados, cartas patentes, carta circular convbidando os pernambucanos a se alistarem nos corpos de voluntários da pátria; Recortes de jornais do Suplemento da Semana Ilustrada com imagens de soldados, encouraçados, fortificações e cenas de combate.

Museu Histórico Nacional

Estampas

Estampas publicadas em periódicos com a temática do conflito.

Documentos iconográficos

Série composta por 04 subséries:
GPfa álbuns iconográficos; GPf fotografias; GPe estampas; GPea álbuns de estampas

Divisão avançada da esquadra, passando em frente das baterias de Tebiquary

Divisão avançada da esquadra, passando em frente das baterias de Tebiquarí, no dia 23 de julho de 1868, às 3 horas da tarde.
Legenda: 1.Bateria com 3 peças de 68 e uma raiada de 32; 2. Mangullo; 3. Encouraçado Bahia e monitor Alagoas; 4. Bateria com 8 peças de calibre 68 e 3 menores; 5. Foz do Tebiquari; 6. Monitor Piauí; 7. Monitor Rio Grande; 8. Encouraçado Barroso; 9. Encouraçado Silvado; 10. Piragua metida a pique na foz do rio; 12. Duas grossas estacas, em que os paraguaios tentaram firmar uma corrente.

Angelo Agostini

Álbum de Recortes de jornais

Álbum criado no Museu Histórico Nacional, composto por 352 recortes de jornais com a temática da "Guerra do Paraguai"

Museu Histórico Nacional